terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Sobre críticas

Um jeito de saber a consistência do que você pensa é ouvir críticas.
Dolorosas como sempre (nem vem com essa de construtivas ou destrutivas, essa porra dói), as críticas têm o poder de te testar em seus argumentos e suas idéias, porque pessoas pensando diferente da gente acabam mostrando como a gente é.

Tente não responder à críticas. Sem interação, seu pensamento não modifica.
Mas tente argumentar...além de descobrir que existem outras maneiras de pensar, te mostra o tamanho real do que você pensa. De tanto defender seu ponto de vista, ele pode se mostrar como um jeito infantil de ver as coisas, ou de repente o jeito mais maduro de olhar.

Somos incapazes de auto-crítica paralela à opinião, simplesmente porque o raciocínio lógico é sempre o mesmo, por isso, mesmo doendo, vale a pena ouvir críticas nem que seja para descobrir o quanto você gosta do seu prisma ou como ele já está ultrapassado (dentro de você) e você não sabia.

BADAENEK

Um comentário:

  1. Crítica ou outra opinião?

    Antes, porém, é necessário distinguir OPINIÂO de FATO. Fato não se critica, pois é pura realidade.

    Já opinião (que é pessoal e particular) pode-se talvez criticar; ou emitir outra opinião sobre o tema, desde que não se esteja querendo mudar um FATO.

    Tendemos a querer não aceitar uma expressão diferente da nossa, desejando que todos concordem com nossas idéias. Não estamos acostumados a considerar válida uma opinião diferente da nossa.

    Precisamos refletir muito sobre isso: a necessidade de reconhecer, entender e/ou aceitar as diferenças pessoais como o gosto, preferências,etnias e tantas outras.

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir

Comenta aí!!