Winnicott tem uma famosa frase que diz "não existe algo como o bebê". Esta frase trocada em miúdos significa que o bebê nunca é O BEBÊ, quando você me apresenta um bebê você me apresenta uma mãe. O bebê não pode ser sem uma mãe (cuidador), sem a mãe o bebê não existe, pois resistiria pouco tempo vivo.
Agora uso esta frase para dizer que esta é uma condição do ser humano e esta é uma coisa muito difícil de entender e até de aceitar me arrisco a dizer. Um ser humano sozinho não vive. Talvez a diferença entre a frase do bebê e a do ser humano é que o bebê não sobrevive; o ser humano até sobrevive, mas não vive.
Nos últimos tempos tenho sentido na pele dos jeitos mais legais, mais constrangedores e mais bizarros como somos dependentes uns dos outros e como é di fícil aceitar isto.
Seja no amor, na dor, na piada, no e-mail ou nos posts do dia a dia, seja nas críticas, seja nos sonhos que se esbarram pois coincidem ou chocam, estamos sempre vivendo a nossa vida temperada pela vida dos outros.
Tenho dois filhos, uma mãe, dois irmãos. A maneira como a vida deles completa a minha é inexprimível. A maneira como cada um à sua maneira me coloca em suas vidas... o jeito que me ajudam a viver.
Meus filhos nasceram em condições especiais e me arrisco a dizer que a família deles não é completa, faltam peças-chave e eles sentem falta. Na minha ânsia de corrigir esta falta me desdobro em mãe-amiga-pai-vô e acho que eles compreendem e me dão crédito mas no fundo sabem que nunca vou substituir a altura. Mas a família que temos, que não é perfeita por ser feita de humanos, mas é perfeita por ser única, faz com que a vida seja "vivível".
Nunca criaria meus filhos e nem existiria de sse meu jeito sem o colchão que são a minha mãe, irmãos, amigos, amigos-coloridos, primos doidos, babás corajosas, amigos virtuais, escritores, filósofos, professores inspiradores e loucos que viram analistas que me cercam, rodeiam, respiram o mesmo ar que eu e divide as experiências e a mala pesada desta viagem.
Obrigadú.
BADAENEK em momento cristão Hehe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta aí!!