Por muito tempo quando algo ruim acontecia e eu ficava chateada, eu evitava dizer o que estava sentindo para não magoar as pessoas e manter as relações sempre na maior paz possível.
Foi assim durante muito tempo.
Então, eu vi que funcionava algumas vezes, mas eu ficava com aquele gostinho amargo na boca por não ter dito o que eu queria.
Não que eu seja muito boa e por isso não queria magoar ninguém, na verdade meu medo era de perder a relação com a pessoa. Magoá-la significaria perdê-la.
Com o tempo e as adversidades, continuei com a mesma fórmula e ela me pareceu furada.
Conversando com um amigo, ele disse que quando a gente se expressa, o gosto amargo vai embora e é possível depois abraçar esta pessoa e dizer: "mesmo assim gosto de você!". Achei interessante e comecei a praticar. Comecei com ele, inclusive. E vi que nem sempre o que eu dizia magoava, as vezes abria uma possibilidade da pessoa explicar melhor seu ponto de vista, as vezes a pessoa só ouvia e estava bom.
Hoje, pouco tempo depois desta conversa, coleciono algumas poucas cenas impagáveis da minha história onde eu disse o que queria, e me expressei. E continuo me relacionando com estas pessoas. Do trabalho, da família, do coração. Eu não perdi ninguém, porque ainda gosto deles. E poder dizer o que eu penso me faz gostar ainda mais e ser mais autêntica.
Falar o que eu penso mostra té onde esta pessoa pode ir, e isso é saudável para minhas relações. Quando não havia distinção entre eu e o outro, podia tudo.
Me sinto bem.
Deixa meu analista ler isso, vou me arrepender de ter escrito.
BADAENEK
Jà a minha terapeuta se lesse isso no meu blog iria adorar Bi...rs...ela falou tanto isso pra mim que acabei incurtindo...e hoje sem dúvida tenho certeza que vale a pena falar o que sinto e o que penso, pois assim eu "me mostro" e deixo com que as pessoas "se mostrem" tambem como realmente somos !!
ResponderExcluirbjo
Então,eu aprendi fazer isso pensando assim: "qual é a pior coisa que pode acontecer se eu disser isso?"
ResponderExcluirNormalmente,a pior coisa que poderia acontecer seria perder a pessoa. But...
De que adianta "não perder" alguém e ser superficial,ou distante?
E tem outra coisa,eu AMO feedbacks! rs
Claro que algumas críticas doem,e outras não condizem com a realidade...mas ao menos me dá a chance de explicar o meu lado da história,ou de entender o que se passa na cabeça do outro.
Relacionamentos se aprofundam,principalmente o nosso relacionamento com a gente mesmo,hehe
Falando nisso,obrigada pelos seus feedbacks de tempos em tempos!